SIMAIS auxilia no diagnóstico sobre realidade educacional

   O Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS) foi criado em 2016 pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), com a missão de observar o desempenho de estudantes por meio de testes padronizados, cujo objetivo é verificar o que eles sabem e são capazes de fazer, a partir da identificação do desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais para que consigam avançar no processo de escolarização.
   Em 2016, 63,7% dos estudantes da Rede Estadual de ensino participaram do SIMAIS: Previstos - 115.249 estudantes; Efetivos: 73.369 estudantes. As Etapas participantes foram: 5° ANO EF / 6° ANO EF / 9° ANO EF / 1° SÉRIE EM / 3° SÉRIE EM. As Disciplinas correspondiam à Leitura, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais.
   Em 2017, o SIMAIS passou a ser realizado em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), avaliando 14.337 estudantes da 3° série do ensino médio (57,9% de participação). Ao trabalhar com duas disciplinas-chave --- língua portuguesa e matemática ---, o programa espera tornar-se uma valiosa ferramenta para gestores e professores, na medida em que os resultados auxiliam na produção de diagnósticos sobre a retrabalho. escolar.
   O SIMAIS é composto por:
* RN Aprende - Sistema de avaliação da aprendizagem;
* Avaliação Contextual;
* Avaliação do desempenho docente e profissional;
* Avaliação Institucional.
   O RN Aprende, composto pela avaliação da aprendizagem, pelo diagnóstico contextual dos estudantes e a análise institucional das unidades escolares, captará informações do nível de desempenho dos estudantes e elementos do meio social que intervem nos resultados.
   Participarão desta avaliação, no dia 22 de novembro de 2018, os estudantes matriculados na 3° série do Ensino Médio na rede estadual, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
   Estudantes da 3° série da Escola Estadual Laranjeiras do Abdias, vamos garantir o seu direito de aprender, que tem natureza social e é dever do Estado e da família, sendo promovido e incentivado com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e a sua qualificação ao trabalho.
   Vamos juntos, rumo ao SIMAIS!!!

Comentários

  1. Pesquisar a qualidade da educação da rede pública de ensino, com o objetivo de que políticas públicas sejam elaboradas com base em evidências, expressa o compromisso com o direito de aprender de toda criança e todo jovem brasileiros em idade escolar. Sendo assim, vamos participar, galera do 3° ano da Escola Estadual Laranjeiras do Abdias. Professor Wellysson.

    ResponderExcluir

Postar um comentário